Espera-se que os engenheiros tenham o melhor desempenho, se não o tempo todo, a maior parte pelo menos. É claro que o espaço para erros nesse tipo de carreira é pequeno, pois pode ter um enorme impacto negativo em um projeto individual ou na vida de milhões de pessoas.

É essencial aprender com nossos erros, pois isso pode nos ajudar a ser melhores engenheiros em nossos caminhos escolhidos, e o primeiro passo para isso é entender como nos tornarmos conscientes.

Todos cometem erros nas coisas que fazem, como ações e atividades diárias, suas opiniões em relação a alguém ou alguma coisa ou julgamentos em relação a técnicas e processos que resultam em maus resultados, raciocínio ruim e descuido geral.

Não importa o quão bom você seja um engenheiro em seu campo, sempre haverá um momento em que você cometerá um erro, como diz o famoso ditado: “Ninguém é perfeito”. Até máquinas cometem erros ao longo do tempo.

Por que é importante discutir esses erros comuns? Bem, a prevenção é a melhor solução para evitar erros, e devemos falar e aceitar o fato de que todos podemos estar em uma dessas cinco situações a seguir em algum momento de nossa carreira.

Existem erros que você provavelmente cometeu, mas não percebeu, porque eles aconteceram no nível subconsciente ,esperou e rezou para que nada de ruim acontecesse, mas fez. Veja como evitar que desastres aconteçam novamente.

Nº 1 Falha em admitir

Deixar de admitir que você é apenas um ser humano e que ninguém é perfeito. É normal que você cometa erros de tempos em tempos. Ser capaz de aceitar e admitir que somos menos do que perfeitos é um ponto de partida para muitos engenheiros começarem a crescer como profissionais. Aceitar o fato de sermos imperfeitos nos torna mais humanos.

A auto-aceitação é o primeiro passo para nos tornarmos um engenheiro melhor e mais feliz. Não há fim para o desenvolvimento pessoal, e isso inclui aprender com nossos erros. É um processo simples, mas é preciso muita coragem para fazê-lo. Você apenas precisa aprender a aceitar o fato de ter cometido um erro, admiti-lo, aprender com ele e seguir adiante. Você sabe que sua carreira continuará a crescer à medida que as pessoas ao seu redor verão o quão forte você é em admitir a verdade e fazer uma mudança pessoal.


Nº 2 Falha ao perguntar

Falha em usar o conhecimento, a experiência e as habilidades disponíveis para você em uma determinada situação que exige isso. Não somos todos tão espertos quanto os outros, e é vital pedir ajuda quando precisarmos. É por isso que o trabalho em equipe bem-sucedido se baseia no fato de que o conhecimento é frequente e totalmente compartilhado. Cada indivíduo tem suas maneiras, habilidades e conhecimentos que podemos aprender e nos beneficiar.

Se você estiver disposto a buscar as informações necessárias, pedir a alguém especialista nesse campo é a maneira mais rápida de obter uma resposta, o que também o ajudará a expandir seu conhecimento para evitar possíveis erros no futuro.

Você também deve saber que o motivo comum que causa essa falha é o seu ego. O desafio é que seu ego se concentre em duas coisas:

1) Sua disposição de admitir que você não sabe tudo e que não tem respostas para tudo.

2) Sua falta de desejo de alimentar o ego de outra pessoa, especialmente se você achar que essa pessoa é um possível concorrente no escritório.

Nº 3 Falha no entendimento

Não entender a situação da perspectiva de outra pessoa. Isso acontece geralmente devido a habilidades de escuta ruins ou falta de comunicação de qualquer uma das partes. Quanto mais você ouvir alguém, mais entenderá a situação. Em vez de apenas ouvir as coisas que deseja ouvir, peça o que é importante para você e nunca saia de uma conversa antes de saber exatamente quais são suas responsabilidades.

Erros dos engenheiros: Um motivo comum ou obstáculo que causa essa falha é quando você está apenas interessado no que tem a dizer e não no que os outros estão dizendo. É importante respeitar as opiniões dos outros e, se você tem certeza de que eles estão errados, deve esclarecer as coisas, em vez de presumir que sabe que eles estão errados quando possível.

Nº 4 Falha na avaliação

Deixar de reconhecer e entender seus hábitos, crenças e práticas comuns ou maneiras de resolver um problema. Isso envolve reconhecer seus erros e realidade. Se você não conseguir ver as lacunas, falhas, fraquezas e comportamentos, muitas vezes ficará preso em situações e imporá limitações ao seu crescimento pessoal.

Estar aberto a receber conselhos de outras pessoas, avaliar, reconhecer e aceitar erros e a vontade de melhorar é necessário para impedir que esses tipos de erros os engenheiros cometam novamente. Uma simples mudança na sua perspectiva e comportamento de vida pode fazer uma enorme diferença.

Nº 5 Falha em considerar

Deixar de considerar as coisas óbvias, que podem dar errado, e de não considerar soluções alternativas. É como se você estivesse dentro de um submarino; o erro é ignorar o fato de que, mesmo estando submerso na água, as coisas podem dar errado a qualquer momento, como a água que entra no navio.

Na vida, você nunca pode ter tanta certeza das coisas. Nada é certo, e a única coisa constante no mundo é a mudança. Então você tem que estar pronto para as coisas que podem acontecer.