Como melhorar a cultura de segurança da sua empresa de construção

Estabelecer uma sólida cultura de segurança em uma empresa de construção não acontece da noite para o dia. A segurança na construção civil precisa ser priorizada por todos os funcionários e a empresa deve sempre praticar o que prega quando se trata de segurança. Mesmo que sua empresa esteja em conformidade com todos os regulamentos governamentais de segurança necessários, você deve continuar reforçando a cultura de segurança nos canteiros de obras.

Tornar a segurança um valor da empresa

Você pode ter certeza da segurança se ela for avaliada em relação a tudo nos negócios, como produtividade, custos, prazos, etc. Estabeleça uma lista de valores essenciais para a empresa e construa a empresa em torno desses valores.

Os incidentes podem ser responsáveis ​​por atrasar os projetos e causar excesso de custos, além de danos à saúde. Quando você melhora a segurança nos locais de trabalho, pode perder menos dias com os incidentes. Além disso, você pode reduzir os custos de seguro quando tiver um forte histórico de segurança.

Treine continuamente os funcionários a cada passo

O treinamento é a chave para garantir um local de trabalho seguro. Concentre-se em fornecer treinamento regular de segurança a todos os funcionários que ajudarão a reforçar as melhores práticas de segurança no local de trabalho. O treinamento contínuo ajudará a empresa a reter trabalhadores e manter a segurança em mente. Oferecer treinamento como parte do processo de integração de novos funcionários. Isso os ajudará a iniciar o trabalho na direção certa e a desenvolver hábitos seguros desde o início.

Envolva seus trabalhadores

Envolva seus funcionários – forme um comitê de segurança que inclua funcionários de todos os níveis da empresa e envolva-os enquanto analisa ou atualiza o programa de segurança da empresa. Reúna uma equipe de resposta a incidentes composta por funcionários que tenham treinamento básico em primeiros socorros.

Se os trabalhadores forem investidos, eles levarão o elemento de segurança mais a sério e também terão mais chances de comunicar suas preocupações se sentirem que sua contribuição é valorizada. Uma das principais causas de eletrocussões em trabalhadores mais velhos foi atribuída principalmente ao contato com ligações elétricas, transformadores elétricos e outros equipamentos relacionados – o que poderia ter sido evitado se esses riscos fossem comunicados imediatamente.

Responsabilizar todos

Garanta que os funcionários entendam que eles também são responsáveis ​​pela segurança do canteiro de obras e que os gerentes de segurança não são os únicos responsáveis ​​pela mesma. Defina as regras de segurança claramente e enfatize que todos precisam segui-las. É fundamental que você capacite os funcionários a serem vocais se identificarem algum risco à segurança e condições inseguras. Incentive-os a falar sem medo se virem seus colegas de trabalho que não seguem os protocolos de segurança.

Se você estiver pronto para fazer mais pelo seu programa de segurança no canteiro de obras, a adição de reuniões regulares de segurança é forma garantida para melhorar a segurança no local de trabalho e, ao mesmo tempo, melhorar a produtividade e os resultados da sua empresa.